Ascaris Lumbricoides; da série Seres que parasitam humanos.

A famosa e tão conhecida “Lumbriga”, aquela que sua mãe diz

menino não fica descalço que vai ter lumbriga.

– menino come que tu ta com vontade pra matar as lumbrigas.

E sua amiga

– Quando essa tua lumbriga der cria me dá uma.

Enfim são muitas piadas e superstições mas será que tem algo de verdade nesses pensamentos? Vamos agora saber.

A ascaridíase é uma parasitose intestinal causada pelo helminto Ascaris lumbricoides, um verme que pode chegar a medir até 40 cm de comprimento.

A infecção pelo Ascaris lumbricoides ocorre em todo mundo, mas ela é mais prevalente em países de clima quente e com deficiente condições de saneamento básico. A ascaridíase pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum nas crianças entre 2 e 10 anos.

A maioria dos indivíduos infectados com o Ascaris não apresenta sintomas, a não ser que os intestinos estejam infestados com centenas de vermes.

COMO SE PEGA ÁSCARIS


Um individuo contaminado pelo verme elimina diariamente milhares de ovos de Ascaris pelas fezes. Em locais sem saneamento básico adequado, estas fezes contaminam solos e água. A transmissão do áscaris ocorre quando uma pessoa sadia ingere acidentalmente estes ovos presentes no ambiente. Crianças costumam se infectar ao brincar em solos contaminados. As mãos sujas podem levar os ovos diretamente para a boca ou contaminar brinquedos ou objetos, que entrarão, posteriormente, em contato com a boca de outras crianças. Já os adultos, geralmente, se infectam ao ingerir água ou alimentos contaminados.

Uma vez no ambiente, os ovos de Ascaris são muito resistentes, podendo permanecer viáveis por vários anos, caso encontrem condições adequadas de umidade e temperatura. Filtragem da água, cozimento de alimentos e lavagem adequada de frutas e verduras cruas são suficientes para eliminar os ovos e impedir contaminações de novos indivíduos. Uma infecção prévia pelo Ascaris não garante imunidade, sendo perfeitamente possível uma mesma pessoa desenvolver a parasitose várias vezes ao longo da vida.

SINTOMAS DA ASCARIDÍASE


Na maioria dos casos, a infecção pelo Ascaris lumbricoides é assintomática. Todavia, pacientes com número elevado de vermes em seu trato gastrointestinal podem apresentar sintomas na fase de migração da larva ou durante a fase adulta do verme. As manifestações clínicas mais comuns da ascaridíase são: Manifestações pulmonares Um quadro inflamatório dos pulmões (pneumonite) durante a breve passagem das larvas pelo sistema respiratório é bastante comum. Manifestações, como tosse seca, bronquite, febre e dor torácica são chamadas de síndrome de Loeffler. No hemograma, o aumento do número de eosinófilos é típico desta síndrome (leia: HEMOGRAMA COMPLETO).

Durante os episódios de tosse, é possível que o paciente expila uma ou mais larvas de áscaris pela boca. Manifestações gastrointestinais Os sintomas da ascaridíase relacionados ao sistema gastrointestinal são: dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, distensão abdominal e perda de peso. Crianças contaminadas podem apresentar desnutrição e atraso no crescimento, devido à redução na absorção de nutrientes importantes pelo intestino. Eliminação de vermes adultos nas fezes também pode ocorrer. Em casos de grande infestação de vermes, um “bolo” de áscaris pode causar obstrução intestinal, sendo necessária intervenção cirúrgica ou endoscópica para a remoção dos vermes.

Se você acha que pode ter esse parasita vá ao médico e relaxa você ira sobreviver.

É muitaaaaaaa coisa sobre essa pequena “lumbriguinha” mas relaxa teremos muitas postagens sobre esse e outros parasitas. Fique atento ao blog e se mantenha protegido desse parasita.

Obrigada pela atenção, deixe um comentário concordando ou perguntando.

Fonte do texto: https://www.google.com.br/amp/s/www.mdsaude.com/2014/01/ascaris-lumbricoides.html/amp/#ampshare=https://www.mdsaude.com/2014/01/ascaris-lumbricoides.html

Fonte da imagem:http://www.tabletsmanual.com/img/wiki/ascaris_lumbricoides_female_and_male.jpg

Deixe um comentário